Histórias de Hogwarts: Poder, Política e Poltergeists Petulantes (Pottermore Presents 2), J. K. Rowling

Antes de ler essa resenha, clique aqui para ler a do primeiro livro da coleção Pottermore Presents.

ISBN-13: 9781781106723
ISBN-10: 178110672X
Ano: 2016
Páginas: 71
Editora: Pottermore

Sinopse: Nenhum Primeiro Ministro trouxa jamais pôs os pés no Ministério da Magia, por razões que foram sucintamente resumidas pelo ex-Ministro Dugaldo McPhail (mandato de 1858 a 1865): "seus cerebrozinhos não conseguiriam lidar com isso". - J.K. Rowling
Essas histórias sobre poder, política e poltergeists petulantes lhe oferecem um vislumbre do lado mais sombrio do mundo bruxo, revelando as raízes da implacável Professora Umbridge, informações sobre os Ministros da Magia e a história da prisão de Azkaban. Você poderá sondar mais a fundo os primeiros anos de Horácio Slughorn como mestre de Poções em Hogwarts - e sua relação com Tom Servolo Riddle.

No decorrer da série Harry Potter alguns personagens chamam a atenção por sua atração pelo poder, manifestada em diferentes níveis: Voldemort, que quer que todos se submetam ao seu comando; Dolores Umbridge, que manipula as pessoas para subir na vida; Cornélio Fudge, que surta de medo e coloca na cabeça que Dumbledore quer o cargo dele ou mesmo Horácio Slughorn, que tem uma preferência por pessoas bem sucedidas. 
Neste livro, temos três pequenas biografias de personagens que consideram o poder algo importante, seja para fazer sua vontade prevalecer, para provar suas capacidades ou simplesmente para ser bem relacionado. É o caso de Dolores Umbridge (a personagem mais odiada pelos fãs de Harry Potter), Quirino Quirrell e Horácio Slughorn.
E por falar em poder, pense rápido e me responda: O que você faria se fosse Ministro da Magia? Nesse livro conseguimos ter uma ideia de como a política bruxa oscilou durante os anos, com Ministros da Magia pró e ante trouxas. Também descobrimos quem foi a anta que teve a ideia de colocar um monte de dementadores para serem guardas de Azkaban. 
Outra coisa muito legal no livro é a explicação da J. K. Rowling sobre como ela criou as poções. Para quem odiava Química, ela até que se saiu muito bem. E me convenceu direitinho porque eu também odeio Química e Poções é a minhas matéria preferida de Hogwarts.
E o Poltergeist Petulante do título do livro? É claro que é o Pirraça! Desde o primeiro livro ele inferniza a vida dos alunos e, principalmente, do zelador de Hogwarts, Argo Filch. Já até tentaram, sem nenhum sucesso (na verdade, foi uma tremenda catástrofe), expulsar o poltergeist do castelo. O Pirraça aparece poucas vezes na série Harry Potter mas, quando aparece, causa um grande impacto.
Assim como recomendei na resenha do primeiro e-book dessa série, também recomendo que você leia este segundo livro depois de ler toda a série Harry Potter, pois ele contem spoiler para quem não leu a série. 
Recomendo muito a leitura! 
Quem leu me conta nos comentários o que achou.

Se interessou pelo livro? Então clique aqui para comprá-lo. Comprando livros (qualquer livro) utilizando os links que eu deixo no final das resenhas você ajuda a financiar o blog com uma parcela da sua compra.

Comentários

  1. Oi, Rai

    To adorando conhecer sobre esses livros, eu não sabia da existência deles mesmo sendo fã da série. Obrigada por trazer toda essa informação para pessoas que parecem viver fora desse mundo como eu.

    Beijos, Mia.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha! Que bom que ajudei Mia! Fico feliz demais com isso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário