O Iluminado, Stephen King

Essa é a minha contribuição para o All About King, organizado pela Mayra do All About That Book.

ISBN-13: 9788581050485
ISBN-10: 8581050484
Ano: 2012
Páginas: 463
Editora: Suma de Letras

Sinopse: Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. 
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

O Iluminado conta a história da família Torrance: o casal Jack e Wendy e o filho deles, Danny. O livro começa com os Torrance se mudando para o Hotel Overlook, o novo emprego de Jack. O hotel fecha durante o inverno e Jack será o zelador. No início, ele e Wendy estão super empolgados, afinal essa é a chance de Jack se reerguer. Antes de ser zelador do Overlook, Jack era professor, mas foi demitido depois de agredir um aluno. Além disso, Jack é um ex-acoólatra em recuperação. Esse novo emprego representa uma esperança para o casal. Como só precisa manter o hotel em ordem, Jack terá tempo e tranqüilidade para escrever seu livro.
Quem não fica muito empolgado com o hotel é Danny. No início ele não sabe bem o motivo, mas não reclama, pois sabe o quanto esse emprego é importante para o pai. Danny é Iluminado, o que significa que ele pode ver e sentir coisas que a maioria das pessoas não pode. Um exemplo são os sonhos que ele tem com um garoto chamado Tony que, sempre o avisa de alguma coisa. No início, os sonhos são bons, mas, pouco antes de a família se mudar para o Overlook, o menino começa a ter pesadelos.
O hotel já teve vários donos, alguns deles muitos questionáveis. Vários crimes aconteceram dentro de seus apartamentos e, como conseqüência, o hotel tem uma carga negativa muito grande e alguns hóspedes que não deveriam mais estar ali. 
Como o livro é narrado sob o ponto de vistas dos três membros da família Torrance, conseguimos ter uma percepção mais ampla da história. A mudança de cada um na medida em que as coisas vão acontecendo fica nítida ao longo da história. Conseguimos perceber claramente quando Jack começa a enlouquecer.
Apesar das coisas demorarem para acontecer, o autor vai nos dando elementos ao longo da história. Não diria que o livro dá medo, e sim que é tenso. Ficamos sempre tensos esperando que alguma coisa aconteça. Eu até senti um medinho, mas o constante clima de tensão fez com que eu não conseguisse parar de ler até descobrir o desfecho da história. 
O Iluminado é uma ótima leitura para quem, assim como eu, nunca leu nada do Stephen King e não sabe por onde começar. 

“Jack teve uma curiosa sensação de encolhimento, como se sua vida se tivesse reduzido a uma simples faísca, enquanto o hotel e o jardim de repente duplicavam seu tamanho e se tornavam sinistros, sufocando-os, como que dotados de poder inanimado.”

Se interessou pelo livro? Então clique aqui para comprá-lo. Comprando livros (qualquer livro) utilizando os links que eu deixo no final das resenhas você ajuda a financiar o blog com uma parcela da sua compra.

Comentários