O Herege (A Busca do Graal 3), Bernard Cornwell

Antes de ler essa resenha, leia a do primeiro e do segundo volume da trilogia A Busca do Graal (O Arqueiro e O Andarilho respectivamente), clicando aqui e aqui.

ISBN-13: 9788501068675
ISBN-10: 8501068675
Ano: 2015
Páginas: 392
Editora: Record

Sinopse: Depois de participar do cerco de Calais, o arqueiro inglês Thomas de Hookton reúne um grupo de homens e viaja para o interior da França. Pretende tomar uma fortificação na Gasconha, perto da Astarac de seus antepassados, e assim chamar a atenção de seu primo Guy Vexille, o assassino de seu pai que, como Thomas, também segue a trilha do Santo Graal. Durante a jornada, deixa um rastro de aldeias saqueadas e, em uma delas, salva da fogueira uma jovem acusada de feitiçaria. Uma mulher que faz com que Thomas perca o controle sobre parte de seus guerreiros, ameaçados o sucesso da missão mais importante de sua vida: encontrar maior relíquia de toda a Cristandade.

“Uma escuridão está chegando, Thomas, e é uma escuridão como a humanidade nunca viu igual. Talvez, se você encontrar o Graal, ele lhe dê a luz para essa escuridão.”

O último volume da trilogia A Busca do Graal, assim como os outros dois volumes, se passa durante a Guerra dos Cem Anos. Depois de sobreviver ao cerco de La Roche Derrien e de participar do cerco a Calais, Thomas viaja para Astarac atrás de pistas que o levem até o Graal. 
Com a ajuda de sua tropa de arqueiros, Thomas invade e passa a controlar a cidade Castillon d’Arbizon e é lá que a trama do último livro começa a se desenrolar... ou se enrolar ainda mais. Logo no início do livro, Thomas já enfrenta problemas com seus companheiros após libertar uma jovem acusada de heresia. Tentando explicar de uma forma que não dê spoleirs, nesse livro o Thomas só se mete em confusão. 
Em meio a isso, ainda há relatos de uma peste que está se espalhando rapidamente. Trata-se da Peste Bubônica (conhecida também como Peste Negra), que dizimou um quarto da população européia. A Peste Negra é transmitida ao homem pela pulga através do rato preto. A propagação rápida da doença ocorreu devido às péssimas condições de higiene, o que atraia ratos (que aparecem muito ao longo do texto). Mas a explicação dada na Idade Média era que Deus estava castigando a humanidade pelos seus pecados. 
O livro é repleto de mistério, intrigas, disputas por poder e traições, o que torna a história mais instigante a cada página. Se o Thomas consegue ou não encontrar o Graal e, principalmente, que tipo de objeto ele é, você vai ter que ler o livro para descobrir. Uma dica: fiquem bem atentos a todos os detalhes!
Em O Herege, assim como nos outros dois livros da trilogia, Bernard Cornwell nos transporta para um dos períodos mais difíceis da História de Europa, misturando, de forma primorosa, fatos históricos e ficção.
Leiam a trilogia e me contem o que acharam!

Se interessou pelo livro? Então clique aqui para comprá-lo ou aqui para comprar a trilogia A Busca do Graal.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite!!
    Gostei bastante do seu blog.
    Tenho muita vontade de ler os livros do Bernard mas tenho um medo de nao gostar, que sempre acabo adiando. rsrs.

    Se puder passar no meu blog, agradeço.
    https://literatusocuto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou! Leia, você vai adorar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário