Veneno (Saga Encantadas 1), Sarah Pinborough

ISBN-13: 9788567028002
ISBN-10: 8567028000
Ano: 2013
Páginas: 224 
Editora: Única 

Sinopse: Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria um final feliz pode se tornar o pior dos pesadelos!

Eu adoro releituras de histórias clássicas. Se a história em questão for dos Irmãos Grimm então, nem se fala. Sou simplesmente fascinada pelas narrativas criadas por eles. É quase impossível fazer uma adaptação delas que dê errado. Mas é possível fazer uma adaptação que prometa se destacar das demais e é simplesmente mais do mesmo que só foi escrito de um jeito diferente. E esse é o caso de Veneno.
O livro conta a história de Branca de Neve e começa sendo narrado pela madrasta da jovem. A autora tenta apresentar um pouco da história da madrasta para que fique claro o porquê de certas atitudes dela, mas a única coisa que eu consegui ver (como em várias outras adaptações de Branca de Neve) é uma mulher louca por poder e obcecada por beleza que, por ter passado por coisas difíceis na vida, acha que tem o direito de ser má. Ou seja, naquilo que o livro promete se destacar ele é mais do mesmo.
E o que dizer de Branca de Neve? Nada. Isso mesmo, nada. Ela é uma princesa diferente do que quem viu a versão da Disney está acostumado. Como na maioria das versões que já foram criadas desse clássico, as pessoas amam Branca de Neve porque ela é bonita e tem bom coração. Até agora não consegui entender se achei Branca de Neve irritante ou forte.
As coisas no livro se desenrolam muito rápido e as conexões não são feitas direito. Acontecem algumas coisas esquisitas que, pela forma como foram escritas, parece que a autora espera que a gente entenda. Mas, no final das contas, o livro é uma sucessão muito rápida de acontecimentos e a gente não entende o porquê de nada daquilo.
O livro não é bom, mas também não é ruim. Ele simplesmente é mais um entre tantas outras adaptações de contos de fadas, só que está no grupo das versões que não se destacam. Sendo muito sincera, até agora não entendi o que o livro é. Apesar de Veneno ser um livro fraco, vou dar uma chance para os dois outros livros da trilogia.
E vocês, gostaram do livro?
Quem leu, me conta nos comentários o que achou.

Se interessou pelo livro? Então clique aqui para comprá-lo ou aqui para somprar a Saga Encantadas.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raíssa

    Eu também amo releituras principalmente de contos de fadas e essas me impactaram muito porque foram muito fortes. Não imaginava nunca que fossem terminar daquela forma. Precisei de alguns dias entre um livro e outro para entender bem o que estava acontecendo. hahah Parabéns pelo blog e pela resenha. Se puder passa lá no blog para conhecer.
    beijos
    mia

    https://miaestanteliteraria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo releituras. Mas essa demorou para me conquistar, se é que conquistou. A trilogia tem elementos inovadores que são muito legais, mas não sei se esse primeiro livro deveria ser de fato o primeiro volume. Da forma como foi organizada, a história do último livro fica desmembrado do resto da série.

      Excluir
  3. Poxa, eu tinha achado a ideia dessa saga muito legal, as releituras no caso, mas se no que ela promete fazer, que é contar a história de uma forma diferente, ela falha, então melhor não perder meu tempo e ler outras, porque adaptações não faltam né?! Já tinha visto elogios sobre essa saga, mas pelo visto não é TUDO isso...

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tudo isso mesmo. Mas nosegundo livro entendemos o primeiro. O terceiro fica meio solto, mas é ele que explica muitas coisa no resto da trilogia. Acho que o terceiro livro deveria ter sido publicado como o primeiro. a escrita é boa, mas a série é meio fraquinha.

      Excluir
  4. Oi, Raíssa... Eu sempre tive uma curiosidade em ler esse livro e depois dessa resenha meio que morguei um pouco. Ainda vou ler, para tirar minhas conclusões, mas vou deixar, agora, para bem deeeeepois. Amei a forma como você estudou o livro e como a sinopse não condiz com a história.
    Xero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. No segundo livro as coisas começam a fazer um pouco mais de sentido.

      Excluir
  5. Oi! Nunca li este livro, mas até ler a sua resenha tinha bastante vontade de o ler. Pena que a história é contada um pouco depressa e que não dá para entender direito.
    Beijinhos!

    http://euliaeleio.blogspot.pt/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia. Apesar da escrita ser boa, o livro não me empolgou nem um pouco. O segundo livro faz um pouco mais de sentido.

      Excluir
  6. Você em um único post me animou e me desanimou rs.
    Sou apaixonada por releituras também, principalmente de histórias da minha infância, como esses contos de fadas.
    Já tinha visto essa série mas nunca cheguei a me interessar nem em ler a sinopse.
    Aí comecei a ler sua resenha e me empolguei mas no final, faltando esse diferencial, senti que ainda não chegou a vez.
    Aguardando a resenha dos próximos para chegar em uma decisão rs
    Beijo

    https://muitoamorpelaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayanne, acho que a resenha do segundo livro deve te ajudar na sua decisão. Devo soltar ela no ínicio de outubro (programei para dia 03/10).

      Excluir
    2. Rayanne, acho que a resenha do segundo livro deve te ajudar na sua decisão. Devo soltar ela no ínicio de outubro (programei para dia 03/10).

      Excluir

Postar um comentário