Como eu era antes de você, Jojo Moyes

ISBN-13: 9788580573299
ISBN-10: 8580573297
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Intrínseca

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário. Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Vocês se lembram que na resenha de “Se eu ficar” (clique aqui) eu disse que antes de iniciar a leitura eu pensei que fosse chorar como eu não chorava desde que li Um amor para recordar e A Esperança? Acabei ficando decepcionada porque isso não aconteceu e a protagonista era bem chatinha. Desde então, fiquei meio desconfiada dos romances e me dei conta de que a maioria desses livros contava as mesmas histórias escritas de formas diferentes. 
Foi então que anunciaram a adaptação de “Como eu era antes de você” para o cinema e eu vi o trailer e fiquei muito tentada a ver o filme. Mas antes eu queria ler o livro. Comecei a ler tendo a certeza de que ele era mais do mesmo. Tinha a certeza de se tratava de uma nova versão de “A culpa é das estrelas” que eu só vi o filme e a única coisa que posso lhes dizer foi que eu chorei igual a uma criança e que não tenho coragem de ler o livro depois disso.
Garanto que muita gente que está lendo essa resenha pensa da mesma forma que eu pensava e está lendo apenas para ver se “Como eu era antes de você” vale o esforço e as lágrimas. E eu te digo com toda a certeza de uma pessoa que começou a ler esse livro achando que depois dele ia desistir dos romances de vez: Vale MUITO a pena! 
O livro conta a história de Will Traynor e Louisa Clark. Will era um homem ativo, que adorava aventuras. Sua vida muda completamente depois de um acidente que o deixa tetraplégico. Dois anos depois, Louisa fica desempregada e consegue o emprego como cuidadora de um tetraplégico que, você já deve ter adivinhado, é o Will. A história do livro se passa nos seis meses de contrato de Lou e, nesse período, a vida dois dois vai mudar completamente.
A autora aborda temas sobre como a vida de quem tem alguma deficiência ou limitação pode ser difícil e também como é possível que tetraplégicos tenham uma qualidade de vida melhor. Isso é abordado com muita sensibilidade de uma forma que chega a ser tocante. 
É bonito ver a relação de Lou e Will se modificando com o tempo e como os dois conseguem enxergar o melhor um no outro. Não se engane, essa não é uma história de amor como as que você está acostumado a ler. Esse livro é sobre como o amor pode surgir de uma forma pura e inesperada e como ele pode transformar as pessoas. 
Vou terminar essa resenha por aqui para não estragar o final. Mas, quando terminar de ler esse livro, por mais que você chore, vai entender e até aceitar porque ele terminou do jeito que terminou. 



Se interessou pelo livro? Então clique aqui para comprá-lo.

Comentários