Para aprender História : Jogos Olímpicos da Antiguidade

Oi oi galera!
Estou viajando, mas não me esqueci de vocês. E para mostrar isso hoje tem uma nova coluna no blog. Como segunda é o dia das resenhas, essa coluna será sempre na quinta, que é o dia que eu reservei para posts livres.  O que vocês querem ver por aqui? Quero sugestões, principalmente da galera que vai prestar vestibular esse ano.
Como as Olimpíadas do Rio estão batendo a nossa porta, resolvi começar essa coluna falando de Olimpíadas. Mas não dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Hoje a gente vai saber um pouco mais sobre os Jogos Olímpicos da Antiguidade.
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, realizado de quatro em quatro anos no templo de Zeus em Olímpia. A data atribuída aos primeiros jogos é 776 a.C.
Os atletas pertenciam, na maioria, às classes mais favorecidas e eram iniciados no esporte ainda crianças. Estrangeiros, mulheres e escravos eram proibidos de participar dos jogos.  Os vencedores recebiam homenagens: estátuas, canções dos poetas e alimentação gratuita.
Os esportes praticados eram: corridas de pedestres, corridas eqüestres, luta, pugilato, pancrácio e pentatlo. 
As corridas de pedestres dividiam-se em quatro tipos: o estádio, o diaulós (ou duplo estádio), o dolichos e o hoplitódromo (ou corrida com armas). O estádio era uma corrida de 192 metros e era a prova de maior prestígio, uma vez que seu vencedor dava nome aos jogos. O diaulós era uma corrida de 384 metros, o dolichos variava entre 7 e 24 estádios e o hoplitódromo variava entre 2 e 4 estádios. No hoplitódromo os atletas levavam o capacete e o escudo dos hoplitas, um armamento muito pesado. Os escudos eram guardados no templo de Zeus para evitar fraudes.
As corridas eqüestres inluiam as corridas de bigas e de cavalos de sela. A corrida de bigas era composta por doze voltas (cada volta tinha entre 823 e 914 metros) e a corrida de cavalos era de uma volta. Não eram os competidores que recebiam as coroas e sim os donos dos cavalos, já que os gastos com os animais eram altos e só os mais ricos podiam pagar. Dessa forma, mulheres ricas e alguns políticos foram vencedores dessa corridas.
Na luta grega era preciso era preciso provocar três vezes a queda do adversário. Os competidores untavam o corpo com azeite e terra para que a pele não se tornasse escorregadia. No pugilato só era permitido atacar o adversário com os punhos. O pancrácio era uma combinação das duas lutas anteriores na qual tudo era permitido, exceto enfiar dedos nos olhos, atacar a região genital, arranhar ou morder. Para as três modalidades existiam categorias para os homens adultos e para os rapazes.

Vaso com cena de luta.
Fonte: Wikipédia





O pentatlo era composto pelo lançamento do disco. Lançamento do dardo, salto em comprimento, corrida de estádio e luta. Se um atleta  vencesse as três primeiras provas, as duas últimas não eram realizadas.





Lançamento de disco
Fonte: História.docs

O programa das Olimpíadas era o seguinte:

Dia 1
Manhã
Cerimonia de juramento dos atletas e dos juízes no Buleuterion perante a estátua de Zeus Korkios (Zeus dos Juramentos)
Provas de luta, pugilato e pancrácio para rapazes.
Consulta de oráculos.
Tarde
Palestras públicas de filósofos e historiadores. Recitais de poesia.

Dia 2
Manhã
Corridas equestres. Os concorrentes entram no hipódromo em procissão.
Tarde
Pentatlo
Fim da tarde e noite
Cerimonias no santuário de Pélops, identificado pela tradição como o primeiro vencedor dos jogos. Reconstituição das suas cerimônias fúnebres.
Desfile no Áltis dos vencedores, em honra dos quais são entoados hinos. Banquetes.

Dia 3
Manhã
Procissão formada por todos os atletas, juízes e embaixadores das póleis gregas (que transportam vasos de ouro e prata que representam a riqueza das suas localidades) pelo Áltis. A procissão pára em frente ao Grande Altar de Zeus, onde se realiza o sacrifício de 100 bois oferecido pelo povo de Élide.
Tarde
Corridas pedestres
Noite
Banquete no Pritaneu, no qual participam os atletas, os convidados e os espectadores, recorrendo-se à carne utilizada no sacrifício feito de manhã.

Dia 4
Manhã
Luta
Meio-dia
Pugilato e pancrácio.
Tarde
Corrida com armas.

Dia 5
Procissão liderada pelos atletas vencedores até ao Templo de Zeus, onde serão premiados um por um com uma coroa de louro atribuída pelos juízes. Os espectadores atiram pétalas e folhas sobre os vencedores. À noite, grandes festas e banquetes. No dia seguinte os atletas, espectadores e embaixadores iniciam a viagem de regresso às suas terras.” (Fonte: Wikipédia)


Referências:




Comentários